Resumo Histórico
Descendentes dos cães de puxar trenós originários da Islândia e da Lapônia, acredita-se que o cruzamento entre Keeshond, Elkhound Norueguês e Samoieda produziu um cão branco de aproximadamente 15 Kg que além de excelente para puxar trenós, também era excelente para pastoreio. Estes exemplares, considerados os primitivos da raça Spitz Alemão, possuíam ossatura mais pesada, orelhas maiores e menor profusão de pêlos que os Spitz atuais.
Atingiram o tamanho e a forma que conhecemos na região da Pomerânia, antiga Prússia, parte da atual Alemanha. Daí o nome Lulu da Pomerânia.
Muito difundido na Europa, foi o companheiro de Michelangelo (1475 – 1564) enquanto pintava a Capela Sistina, de Mozart (1756 – 1791) em Viena, enquanto compunha o inacabado Réquiem, e mais tarde companheiro de Chopin (1810 – 1849) que dedicou a valsa denominada “Valse des Petits Chiens” a sua cadelinha desta maravilhosa raça.
A raça foi introduzida na Inglaterra pela Rainha Charlotte (que importou um casal) e difundida por sua neta, Rainha Vitória, no começo do século XIX, sendo criados ainda menores, mais leves e com pelagem mais próxima a atual.
Atualmente, no Brasil, o Lulu da Pomerânia é chamado de Spitz Alemão Anão. Nos EUA, Canadá e Reino Unido a raça permanece como Pomeranian, ou apenas “Poms”.
Marco - Primeiro Spitz da Rainha Victoria
Adquirido na Itália em 1888
Fonte: www.royalcollection.org.uk
Rainha Victoria e Turi - Adquirido em 1893
Fonte: www.royalcollection.org.uk
Rainha Charlote e seu Pomerânia - 1807
Fonte: www.royalcollection.org.uk
Imagens de Spitz Primitivos
Fonte: Desconhecida
Turi participando de uma foto oficial da realeza britânica - 1895
Fonte: www.royalcollection.org.uk
Beppo participou da Crufts em 1891
Fonte: www.royalcollection.org.uk
Lembrete: Este material foi desenvolvido e é frequentemente atualizado por Juliana Camara, proprietária do White Dove Poms, criadora de Spitz Alemão Anão e Pequeno desde 2005. Fique à vontade para compartilhar, mas, mesmo que compartilhe apenas uma pequena parte do material, não esqueça os créditos. Créditos: Juliana Camara (White Dove Poms)